Visitas 130629110 - Online 251

Sábado, 04 de maio de 2024

Saúde

15/12/2011 17:10:46

Projeto incentiva mulheres a terem filhos através de partos naturais em Vilhena

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou , entre os meses de agosto e novembro, o projeto “Eu quero Parto Natural: Trabalhando pela qualidade do nascer e viver”. O Projeto visa a humanização do parto natural através da adequação e preparação da gestante para o momento do trabalho de parto.

Na última terça-feira, 13, gestantes, agentes comunitários de saúde, enfermeiras, secretária-adjunta da saúde, Ivone Candido e a coordenadora da Casa da Gestante, Terezinha Verdi, que também estava representando  a Secretaria de Assistência Social (Semas), estiveram no encerramento do projeto “Eu Quero Parto Natural” no auditório da Câmara de Vereadores.

Durante o encerramento do projeto, Ivone Candido salientou a importância desse projeto para a saúde das mulheres em Vilhena. “Esse é o desejo da atual administração: oferecer um atendimento de qualidade em todos os setores da saúde pública. Entendemos que esse projeto valoriza a mulher, que durante a gravidez precisa de cuidados específicos”, destacou.

De acordo com a coordenadora do projeto, enfermeira Fernanda Pelizza, a grande novidade é que em 2012 a secretaria continuará desenvolvendo esse projeto, e terá um grande reforço com o apoio da Semas, através da Casa da Gestante, que  acompanha e ajuda  as gestantes do município,  colaborando do na confecção de kits para os recém-nascidos.

 Entenda o Projeto e seus objetivos

O objetivo da Secretaria de Saúde com o lançamento e incentivo desse projeto é desenvolver através do atendimento realizado pelos agentes comunitários do município, ações educativas de equipe multiprofissionais na atenção as gestantes em parceria com a ONG Grupo Novamente. Além de oferecer esclarecimentos sobre alterações anátomo-fisiológicas e psicossociais da gravidez normal e da fase pós-parto em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas.

Outro objetivo além dos citados acima é; orientar as gestantes e acompanhá-las por meio de oficinas com abordagens lúdicas, educativas e rodas de conversas, tratando temas como o aleitamento materno, prevenção de infecções, vacinação da criança, cuidados com recém nascido, higiene pessoal, nutrição adequada durante gravidez, parto, e o puerpério.

Uma das metas do projeto é atingir 90% das gestantes que realizam pré-natal em Vilhena, aumentar a interação entre os dois níveis de assistência, unidades básicas de saúde e Hospital Regional.

De acordo com Ministério da Saúde esse projeto envolve uma abordagem de acolhimento à mulher e seu companheiro no serviço de saúde, na qual deveria incluir-se o fornecimento de informações e um preparo físico e psíquico da mulher. “Qualquer mulher está apta para viver a experiência do parto natural. A recuperação é mais rápida e o risco de infecção é menor e a mulher participa ativamente do parto”.





Fonte: Semas
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.