Visitas 128099637 - Online 561

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Geral

28/12/2011 11:50:03

Eucatur desrespeita a lei e faz passageiros viajarem mais de 100 km em pé

Alguns usuários da empresa de transportes Eucatur se revoltaram após viajarem em pé por quase 100 Km em linha que ia de Presidente Médici a Costa Marques. O incidente aconteceu na tarde ontem, após a companhia  vender mais passagens do que a capacidade permitida no interior do coletivo, que tem capacidade para 40 passageiros.

Em pleno final de ano, a Eucatur não liberou os chamados “carros extras” para a região do Vale do Guaporé e, mesmo após perceber que todos os assentos já tinham sido vendidos, a empresa continuou a ofertar os bilhetes. O maior tumulto aconteceu entre as cidades de Alvorada D’ Oeste e São Miguel do Guaporé, onde ficaram em pé quase 20 pessoas. Entre os que não conseguiram uma poltrona para se acomodar, havia crianças e até idosos.

Como em São Miguel havia mais passageiros interessados em voltar para casa, os usuários resolveram fazer um protesto no terminal rodoviário, exigindo que a empresa liberasse mais um ônibus para fazer o percurso. O fiscal responsável pela agência do município, após intensa pressão popular, acabou atendendo ao pedido dos viajantes prometendo que o carro iria somente até a cidade de Seringueiras. Ao chegar lá, o motorista percebeu uma enorme fila de espera e todos interessados em embarcar.

Neste momento ouve novas discussões, pois o fiscal responsável pela agência não queria autorizar que o veiculo “extra” continuasse o caminho. Após muito bate-boca, a viagem prosseguiu, mas mesmo com dois veículos, alguns passageiros viajaram em pé até São Francisco do Guaporé. Vale salientar que este trecho da rodovia BR 429 ainda não foi pavimentado e possui um percurso de mais de 70 km.  

Esta não é a primeira vez que tal situação acontece. Segundo alguns passageiros, é comum em período de festas, a Eucatur deixar as pessoas viajarem em pé por vender mais bilhetes do que o permitido. De acordo com o decreto n° 2521/98, é direito do passageiro: ter sua poltrona garantida no ônibus. A empresa, a única que atua neste segmento na região, está ciente de tal informação, já que no verso de seus bilhetes aponta este e outros direitos dos viajantes.





Fonte: FS
Autor: Jonatas Boni

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.