Visitas: 434044 - Online: 146

Quarta-Feira, 25 de Abril de 2018

Claretiano
Rondocap

26/01/2012 10:32:31
      
Esposa revela drama de empresário pioneiro que luta contra o câncer em Vilhena

O empresário e advogado Francisco Assis Cruz, que durante muitos anos esteve à frente do Hotel Diplomata, agora luta contra tumores espalhados pelo corpo. Internado há duas semanas no Hospital Regional de Vilhena, um dos pioneiros da cidade, recebe diariamente a visita de amigos, colegas e familiares. A esposa do Vilhenense, Rosane Waizemann, 29 anos, é quem acompanhou de perto todo o processo, desde a descoberta da doença, até a ida dele para o Hospital do Câncer de Barretos, no interior do Estado de São Paulo. Nesta entrevista exclusiva ao FOLHA DO SUL ON LINE, a mulher de Cruz, como é chamado por amigos o advogado, conta com detalhes todo o trajeto e exames que o marido se submeteu nos últimos seis meses.

 

Rosane afirma que o marido descobriu os tumores no dia 15 de Julho do ano passado, após ter dificuldades para falar e escrever. “Foi através destes sintomas que resolvemos procurar o médico para fazer os exames e o resultado realmente foi um choque”, explica. A esposa de Cruz diz que,  logo após o abalo psicológico, o advogado já havia colocado em sua cabeça que iria lutar com toda força e garra contra a doença. Dentro de uma semana após o diagnóstico, o casal embarcou para Manaus (AM) para se submeter a novos exames. Lá houve uma nova confirmação, além de ser descoberta a origem do tumor, que era no pulmão.

 

Cruz e Rosane embarcaram então para a cidade de Barretos (SP) no intuito de realizar o tratamento. Como os tumores já haviam se espalhado para outras regiões do corpo, como a cabeça e os ossos, não foi possível fazer muito coisa contra a doença. “No hospital, ele se submeteu a duas quimioterapias, além de radioterapia”, explica. Rosane diz que o marido chegou a ficar em uma cadeira de rodas por 25 dias. “Os médicos já haviam classificado o estado dele como vegetativo. Foi uma surpresa imensa para mim e os médicos quando ele voltou a falar e andar. Nem a médica que o estava atendendo conseguia acreditar no que via. Ela segurava na mão dele, conversava e voltava olhar para o diagnóstico que estava segurando. Sem sombra de dúvidas foi um milagre”, conta entusiasmada.  

 

Mesmo com tal recuperação, os médicos não puderam fazer muita coisa e encaminharam o paciente de volta para Vilhena. Rosane e Cruz, que já estão casados há cinco anos, chegaram à cidade no dia 24 de dezembro. Os médicos dizem que o estado atual do empresário é grave e que só um milagre o salvaria. “Ele não está mais falando e, também já perdeu o movimento do braço e da perna direita”, conta a esposa. A alimentação do advogado também está sendo fornecida por uma sonda.

 

Francisco Cruz tem três filhos, dois deles (uma moça e um rapaz), moram aqui mesmo em Vilhena, e segundo a esposa, só a filha mais nova é que o tinha visitado. A outra filha reside em Manaus (AM) e chegou a Vilhena nesta quarta, 25, e deve ficar ao lado do pai nos próximos dias. Até agora, só o outro filho não deu notícias, nem informou se pretende visitá-lo.

 

A esposa de Cruz está feliz e satisfeita com o atendimento que vem recebendo de toda a direção e funcionários do Hospital Regional. “O diretor abriu uma exceção e autorizou a entrada dos amigos de Francisco para qualquer horário do dia. Tem dias que tem gente aqui até as 00h00. Agradeço por isso, pois estas visitas têm ajudado muito ele”, explica.

Sobre o Hospital do Câncer de Barretos, Rosane diz que o tratamento de lá é de outro mundo. “Eles tratam o paciente com carinho e amor. Nunca vi algo parecido”, revela. Ela diz que Francisco Cruz tem um anel de ouro com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e que assim que for possível os dois vão doá-lo para a instituição para ser leiloado, e aconselha: “Quem tiver condições de ajudar lá, não hesite, ajude mesmo. Tenham certeza que seu dinheiro será bem investido”.



Fonte: HRV
Autor: Jonatas Boni


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2018. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Quarta-Feira, 25 de Abril de 2018
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871