Visitas 129739388 - Online 243

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Política

05/08/2009 19:42:54

LUIZINHO DIZ QUE UTI JÁ PODERIA ESTAR FUNCIONANDO

O governador Ivo Cassol (PP) esteve em Vilhena na manhã de segunda-feira 3 e assinou  um convênio de R$ 500 mil para a aquisição de equipamentos e assegurar a abertura de dez leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no Hospital Regional. Cassol também firmou com o prefeito Zé Rover (PP) o compromisso de repassar ao Município R$ 160 mil mensais para as despesas fixas da unidade.

A solenidade de assinatura do convênio com a prefeitura contou com as presenças dos deputados estaduais Luizinho Goebel (PV) e Ezequiel Neiva (PPS) e do federal Mauro Nazif (PSB), além de vereadores e prefeitos da região. Discursos emocionados marcaram o evento. Goebel chegou a chorar ao dizer que se sentia realizado, acentuando que foi ele quem solicitou a implantação da UTI. Já o secretário regional de Estado, Ilário Bodanese, disse que Cassol “é o pai, o prefeito e o deputado; é tudo para a população vilhenense”.

Segundo o deputado Luizinho, a UTI já poderia estar funcionando, mas no ano passado “teve interferências externas para boicotá-la”, referindo-se a “pessoas infiltradas na administração do ex-prefeito Marlon Donadon (sem partido)”. Ivo Cassol também comentou, sem revelar detalhes, que houve “uma carne de pescoço que atrapalhou o andamento do projeto”. O governador também acusou a administração anterior de ter “gastado milhões em combustível para máquinas paradas” e deixado de investir na saúde. O ex-prefeito Marlon Donadon, que é servidor público, estava na plateia no momento que as acusações que o atingiam foram formuladas; ele não se manifestou.   

Zé Rover falou das dificuldades para agilizar a unidade médica porque, segundo ele, passou os três primeiros meses de sua administração “só pagando as exonerações e, portanto, trabalhamos somente quatro meses”. 

CASSOL DIZ QUE COBRARÁ PRESSA DE ROVER - O governador Cassol não poupou o aliado e disse que vai “meter a espora se for preciso” e que não vai “dar nenhum centavo a mais” até que a UTI esteja funcionando. “Espero voltar aqui em Vilhena agora para inaugurar o serviço e não ficar apenas falando e alimentando esperanças”, deixou claro. Rover tranquilizou Cassol, prometendo que até setembro a unidade estará atendendo.

ABAIXO-ASSINADO - A UTI era há muito tempo cobrada pela população. No ano passado,  a professora Lisete Marth Panatto, de Cerejeiras (RO), coordenou uma campanha que colheu cerca de 40 mil assinaturas, em todo o Cone Sul, reivindicando das autoridades a benfeitoria em Vilhena. Um filho de Liseta, Thiago, tinha 17 anos e no ano passado foi apenas um entre as dezenas de mortes verificadas na região nos últimos anos por falta de uma UTI.

 





Fonte: FS
Autor: Júlio Olivar

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.