Visitas 128091173 - Online 336

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Indústria e Comércio

19/08/2009 16:57:07

SINDICALISTA ACUSA FRIBOI DE MALTRATAR FUNCIONÁRIOS

O sindicalista Antônio Acácio Moraes do Amaral, presidente da Força Sindical em Rondônia, está em Vilhena desde o fim de semana, e ajudou a criar, no sábado, uma entidade para proteger os trabalhadores do frigorífico JBS Friboi que, segundo ele, estariam sofrendo maus tratos.

Conforme Amaral, da unidade da Friboi em Vilhena já saíram cerca de 60 pessoas  praticamente inválidas em virtude de condições de trabalho inadequadas. O sindicalista aponta, entre os principais causadores de lesões e mutilações, o esforço repetitivo, a jornada excessiva e o ritmo de trabalho “em condições acima das suportáveis”.

Amaral também acusou a empresa de conluio com pelo menos um médico, que se negaria a fornecer laudos para que os trabalhadores pudessem ao menos “encostar” pelo INSS após os problemas de saúde contraídos na linha de produção do frigorífico. O sindicalista não disse o nome do profissional que, segundo ele, além de atuar na Previdência, também estaria na folha de pagamentos da própria indústria que “incapacita os operários”.

Instado a fornecer dados sobre as acusações que faz, Amaral se comprometeu a comparecer amanhã à sede do www.folhadosulonline.com.br trazendo alguns dos trabalhadores que teriam sofrido danos físicos e psicológicos no frigorífico. O sindicalista garante ter provas de práticas ainda mais danosas, ocorridas dentro do cmplexo.O site também aguarda pronunciamento do Friboi, já que o gigante da carne não atende jornalistas em sua unidade local, obrigando quem quer informações a esperar pronunciamento da matriz, que fica em São Paulo.

 





Fonte: FS
Autor: Dimas Ferreira

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.