Jornalista denuncia empresa que não garante produto anunciado em promoção
A promoção nacional de pneus de uma grande marca, realizada em Vilhena pela Japurá pneus, não está sendo cumprida em parte pela empresa. É o que denuncia o jornalista Paulo Mendes, que há uma semana tenta usufruir da promoção "leve 4, pague 3". Segundo ele, a empresa está anunciando uma promoção genérica, não especificando quais os aros disponíveis e, principalmente, deixa o consumidor na dependência do número de pneus em estoque para garantir a venda.
Mendes foi à empresa duas vezes e ligou outras duas. A informação é que o aro 13, próprio para veículos como o gol, “está chegando”, mas até agora não apareceu. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a falta do produto pode caracterizar propaganda enganosa, já que a loja oferece um produto que não está disponível. O CDC é claro na regulamentação da propaganda, que deve ser sempre objetiva e cercada de detalhes da negociação, para que o consumidor não seja prejudicado.
Hoje pela manhã, o jornalista fez contato com o Procon, que ouviu a queixa e foi até a empresa para obter mais detalhes sobre o caso junto à gerência. Logo depois, Mendes, orientado pelo órgão, fez contato telefônico com a gerente da Japurá. Ao telefone, tentou novamente encontrar uma forma de resolver o impasse, mas foi surpreendido pelo deboche da atendente, que fez menção ao fato de o comunicador ter dito, no sábado, que procuraria o Procon e até o momento ainda não havia acionado oficialmente o órgão.
Diante do problema, o jornalista vai formalizar queixa contra a empresa e buscar o direito de realizar a compra, já que o preço anunciado compensa. “Ninguém é obrigado a vender mais barato. Mas se existe lei que obriga as empresas a venderem no preço anunciado, elas precisam cumprir, ou pelo menos ter a humildade de reconhecer que estão erradas, coisa que, na Japurá, não aconteceu”, frisou.
Fonte: FS
Autor: Da redação