Visitas 128159405 - Online 338

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Educação

11/04/2012 16:21:18

Professora de Colorado do Oeste vai ministrar palestra em Pernambuco

O Técnico Agrícola e os Desafios da Sustentabilidade será o tema central do 2º Seminário Estadual e 1º Encontro dos Técnicos Agrícolas do Vale do São Francisco, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de abril, em Petrolina (PE). A mestre em Educação do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Auzenir Nunes, é uma das palestrantes do evento, que reunirá mais  de mil profissionais da área agrícola. A educadora, hoje residindo em Porto Velho, onde atua na Pró-Reitoria de Pesquisa do Ifro, morou durantes muitos anos em Colorado do Oeste. Na cidade vizinha, Auzenir lecionou na antiga Escola Agrotécnica, onde hoje funciona o campus do Ifro. 
O convite foi feito pelo Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Rondônia-SINTAG. Em sua fala a professora abordará a seguinte temática:“A Atuação do Técnico Agrícola em prol da Sustentabilidade Ambiental”.Auzenir pretende apresentar a evolução do curso desde sua implantação no Brasil em 1910, quando nem se pensava em conservação ambiental até a atualidadeonde a responsabilidade com os impactos ambientais é fator primordial na formação dos profissionais desta área. “Vou falar sobree a importância do Técnico Agrícola, uma vez que o mesmo atua diretamente com recursos essenciais a sobrevivência dos seres vivos desde o modo de produzir, a qualidade dos produtos que serão consumidos”, afirma a mestre.
Para Auzenir o encontro é de suma importância pelo tema que se propõe a discutir, uma vez que se faz necessário a prática sustentável em todos os meios produtivos para que se promova o desenvolvimento sustentável que o planeta necessita depois de tanto tempo de exploração degradativa.
O evento visa fomentar a integração entre os profissionais da área agrícola, com todos os segmentos para tratar dos novos desafios e perspectivas profissionais, partindo-se dos valores educativos e associativos, que promovem a formação intelectual do cidadão. Além da representante do IFRO, vários outros palestrantes vão passar pelo o evento, a exemplo do  Ex-Ministro da Reforma Agrária, Raul Jungmann.
Profissão
A profissão de técnico agrícola teve início em 1910, com a fundação da Escola Técnica de Agricultura– ETA, na Província de Viamão, no Estado do Rio Grande do Sul. Nesta primeira escola do Brasil e da América Latina eram formados os capatazes agrícolas, primeira denominação da nossa profissão.Já nas décadas seguintes, a profissão passou a ser chamada de técnico rural, e, em 1968, detécnico agrícola. Todos os profissionais formados em colégios ligados ao setor agrícola possuem como profissão a de técnico agrícola, mudando apenas as modalidades.
As modalidades mais propagadas são: agropecuária, agricultura, pecuária, agroindústria, florestal, meio ambiente, pesca, irrigação e drenagem, leite e derivados, açúcar e álcool, meteorologia, zootecnia, agrimensura e topografia, entre outras. Embora o destaque das atribuições seja dada a modalidade agropecuária, as atribuições são aplicáveis a todas as modalidades da profissão de técnico agrícola.





Fonte: FS
Autor: Ernani Baracho

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.