Visitas 128188261 - Online 374

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Empresas

16/04/2012 15:47:23

Empresária vilhenense é destaque na maior revista feminina do Brasil

A empresária vilhenense Patrícia Paz Giordani foi destaque em uma reportagem da revista Claudia deste mês, sobre mulheres empresárias. A matéria, escrita pela jornalista Maria Laura Neves, fala que as mulheres estão revolucionando o mercado, gerando emprego e lucrando.
Patrícia foi uma das cinco mulheres empreendedoras destacadas na reportagem, no momento em que se prepara para receber homenagem no Quatar, em evento da ONU. Veja na íntegra o texto publicado na página 156 da edição deste mês da revista, publicada pela editora Abril e uma das mais prestigiadas pelo público feminino no Brasil.
Elas inovam, inspiram e fazem dinheiro
Assim que se formou na faculdade de odontologia, a gaúcha Patrícia Paz Giordani, 46 anos, traçou um plano de carreira: trabalharia dez anos em um consultório para juntar dinheiro e abrir o próprio negócio. Quando esse prazo venceu, a poupança não era suficiente para realizar o sonho.
Casada e morando em Vilhena, no interior de Rondônia, ela continuou trabalhando mais dez anos, até o dia em que uma multa chegou ao seu consultório, mesmo sem saber, ela estava infringindo as normas nacionais de coleta de lixo hospitalar. Perguntou na prefeitura da cidade que empresa poderia recolher o lixo regularmente.
Patrícia ficou surpresa quando descobriu que ninguém fazia a coleta e incineração adequadas. Naquele momento, soube que tinha enfim encontrado a oportunidade que tanto buscava.
Passou semanas procurando informações sobre esse tipo de negócio na internet. “Quando tentava explicar meus planos para as pessoas, ninguém entendia do que eu estava falando. Era um conceito novo. Nem meu marido acreditava que poderia dar certo.”
Descobriu que precisava de muito dinheiro para comprar a incineradora e montar um sistema de coleta moderno. Começou a peregrinação em bancos. “A maioria não me deu bola. Senti que os investidores desconfiavam da minha capacidade por eu ser mulher. O único que me ajudou com uma parte do investimento inicial foi o Banco da Amazônia (BASA).”
Para sair do papel, a Moura e Paz incineradores (hoje Paz Ambiental –soluções ambientais) precisou de 5 milhões de reais. A empresa nasceu em 2009 e em 2011 Patrícia ganhou o prêmio Nacional Sebrae Mulher de Negócios. Em 2012ela é finalista de um concurso internacional da ONU. Hoje a empresa fatura, em média, 3,6 milhões de reais por ano.
 





Fonte: FS
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.