Visitas 127413853 - Online 230

Terça-feira, 19 de março de 2024

Música e Cultura

19/04/2012 14:58:14

Comemorando Dia do Livro, acadêmicos levam música e poesia a escola de Vilhena

Em comemoração ao Dia do Livro, a Escola Municipal Cristo Rei realizou ontem (quarta-feira, 18), a abertura do projeto “A poesia no cotidiano escolar”, com a participação de membros da Academia Vilhenense de Letras (AVL) que cantaram e encantaram alunos e professores.
Segundo a diretora do estabelecimento, Rosivane Buchelt, este é um projeto interdisciplinar que teve seu pontapé inicial através de outro projeto, “Autores Mirins”, desenvolvido no ano de 2011 com as turmas de 2º ano das professoras Eva Claci e Sidnéia Ferreira e será finalizado em novembro. “A professora Marinalva Cardozo apresentou o projeto e todos os professores e equipe gestora abraçaram por entender que desenvolve a leitura e escrita dos nossos estudantes”, frisa a diretora.
O projeto tem como objetivo proporcionar ao aluno a oportunidade de participar da produção e ilustração livre de poesias incluindo a Literatura Regional, estimular o gosto pela leitura e escrita de poemas, incentivar a criação artística da ilustração, proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos além de analisar poesias, como a do Hino de Vilhena.
José Carlos Arrigo, Secretário Municipal de Educação, destacou a importância e melhoria que a qualidade da educação tem quando há a união da educação formal com projetos inovadores como este. Arrigo ainda destacou a participação de todos os professores e alunos no projeto.
Membro da AVL, Átila Ibañez declamou as poesias “Levanta Seringueiro” e “Deus Negro”, sendo muito aplaudido pelos alunos. Também membro da AVL e Coordenadora Pedagógica da Semed, Irondina Zoche, falou sobre ilustração e usou como exemplo as poesias declamadas por seu colega imortal. “Qualquer palavra já serve para ilustrar, para compor uma ideia. E todos vocês aqui já pintaram alguma vez, seja com grafite, lápis de cor, caneta”, afirmou Irondina.
Carinhoso, Aquarela do Brasil, Tocando em Frente foram algumas das músicas que José Closs, José Augusto Closs e Mário Miléo apresentaram aos alunos. “A arte vem complementar e preencher a nossa vida”, enfatizou o imortal José Closs que ainda falou aos alunos sobre os instrumentos clarinete e saxofone, ambos tocados por ele durante a apresentação.
“Não há outra forma de sensibilizar que não seja através da arte”, declamou Miléo que ainda acentuou que a arte é o veículo que pode humanizar o homem. Após apresentou o violão de 12 cordas que estava tocando e convidou a todos os alunos e professores “a não ter vergonha de fazer arte”, pois a arte, seja ela música, poesia, é a expressão da alma e fica para gerações futuras.
“Quando se fala em poesia se fala em arte, quando se fala em arte se fala em educação e se educa através da arte”, finalizou Irondina.
Aproveitando a presença dos imortais da AVL Átila Ibañez, Irondina Zoche, José Closs e Mário Miléo, a diretora da Escola Cristo Rei convidou a todos para participarem do desfile cívico de 7 de setembro quando a instituição de ensino retratará a Academia Vilhenense de Letras.





Fonte: FS
Autor: Ivanete Damasceno

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.