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Domingo, 19 de maio de 2024

Geral

07/05/2024 09:42:00

Com possibilidade de pavimentação de rodovia ligando Vilhena e Juína, pioneiro propõe assentamento entre as duas cidades

 
“Onde não há pessoas, o asfalto não chega”, argumenta Dari Oliveira
 
Dari Oliveira, empresário pioneiro que chegou em Vilhena na década de 1970, e responsável pela idealização de assentamentos que hoje são municípios, a exemplo de Cabixi e Chupinguaia, retoma agora o projeto denominado Alto dos Parecis, que como meta a implantação de um assentamento às margens da BR-174, entre os municípios de Vilhena, na região Sul do Estado de Rondônia, e Juína, na região Noroeste de Mato Grosso.
 
Conforme Dari Oliveira, os primeiros passos do projeto foram dados no ano de 2019, quando ele o apresentou ao então ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni. Mas, a pandemia que acometeu o mundo nos anos seguintes e a perda da esposa fizeram com que o idealizador do projeto o engavetasse temporariamente.
 
Este ano, com o anuncio recente de esforços para a pavimentação da rodovia federal entre as duas cidades, o empresário sentiu que era chegada a hora de retomar a luta pela implantação do assentamento.
 
De acordo com o Oliveira, a ideia é implantar o assentamento na região situada na divisa entre os dois estados, a cerca de 60 km da área urbana de Vilhena. Para tal, seria usada parte da área que está sob o controle do Comando Militar da Amazônia que, segundo Oliveira, já teria inclusive proposto a devolução do imóvel rural para a União.
 
O Projeto Alto dos Parecis intenta a criação de uma agro vila com chácaras voltadas para a fruticultura, criação de pequenos animais, psicultura e produção de mel. Além de um núcleo urbano com infraestrutura como escola, posto de saúde e posto policial, beneficiando centenas de pessoas.
 
Oliveira cita como exemplo a Cooperfrutos, nos arredores de Vilhena, que ocupa uma área de centenas de hectares de terras repassados pelo Exército.
 
Dari Oliveira afirmou que o projeto já foi protocolado junto ao INCRA, e que ele buscará om apoio dos poderes Executivo e Legislativo Municipal e de representantes na esfera estadual e federal para concretizar o projeto que entende ser fundamental para a economia de Vilhena e, inclusive, para a concretização da pavimentação da BR-174. “Onde não há pessoas, o asfalto não chega”, argumenta.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

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