O Diário da Amazônia desta segunda-feira (17) publicou dados apresentados pela Câmara Federal sobre a frequência de seus deputados, que apontam nomes de Rondônia entre os mais faltosos do País.
Pelos números da Casa, o deputado federal Ernandes Amorim (PTB-Ariquemes) é o campeão no quesito “gazeteador de sessão”.
Na informação, consta que as faltas referem-se ao período da atual legislatura, até o dia 16 de dezembro. Ao todo, Amorim somou 146 ausências no decorrer dos últimos quatro anos de mandato.
O site Transparência Brasil, contudo, anota 183 faltas para Amorim, o que resulta em 28% das 652 sessões das quais o parlamentar devia ter participado. Para 168 faltas o deputado apresentou justificativas.
O deputado federal Lindomar Garçon (PV) aparece em segundo entre os rondonienses, com 156 faltas.
Um fato positivo para Rondônia, segundo o Diário da Amazônia, apesar de Amorim encabeçar a relação dos faltosos, é que a bancada rondoniense está na lista como a mais assídua. Isso, se comparada com as de outros Estados da federação.