Um de seus primeiros e principais aliados em Vilhena, o ex-governador Angelo Angelin recebeu elogios rasgados do governador Confúcio Moura (PMDB) na manhã de hoje. Em seu blog na Internet, Confúcio destacou as qualidades do veterano correligionário.

 

A rasgação de seda, no entanto, não esconde o fato de que Angelin foi um dos primeiros nomeados de Confúcio a deixar o cargo. Escalado para comandar a Secretaria Execeutiva Regional, principal representação do Governo no Cone Sul e sediada em Vilhena, Angelin deixou o posto, desgastado e sem conseguir fazer nada, pouco um mês após assumir.

 

LEIA A ÍNTEGRA DO TEXTO PRODUZIDO PELO GOVERNADOR E LEVADO AO AR, EM SUA PÁGINA ELETRÔNICA:


Professor Angelim é uma figura de pleno respeito que se tem por aqui. Este soube sair do Governo com a mais conveniente ética e liturgia. Como fazem os ex-presidentes americanos, passam a viver em suas fundações beneficientes, contribuindo com a pátria de outra maneira. Ele recolheu-se ao seu silêncio de vida familiar e sem comentários sobre os governantes que lhe sucederam. Com a sua placidez de alma, poderiámos pensar da sua absoluta aposentadoria, de confinamento domiciliar, de rotinas curtas, mas, enganam-se.


Está antenadíssimo no mundo. E se pôs agora a contribuir com Rondônia, em estudos, viagens, discussões em grupos fechados, a correr universidades, empresas e entidades especializadas, a procurar a entender razões e causas das mudanças climáticas no planeta e o que cada cidadão consciente pode contribuir para o controle da vida na Terra.


E agora, com mais outros benfeitores, estudam e propõem ao Governo do Estado a necessidade de criação de leis sobre sequestro de carbono e puxar para o Estado recursos disponíveis no mundo econômico e rico, aqueles que mais poluem a atmosfera, poderem pagar em dinheiro vivo, se algum dinheiro paga a destruição da camada de ozônico, se algum dinheiro do mundo paga o aquecimento global, se algum dinheiro paga todos os desequilibrios das águas dos oceanos, das doenças invisiveis propagadas pelas ações destruidoras do homem. Como se tivesse numa guerra contra si mesmo. Porque o homem é assim mesmo,se não destrói com as suas invencionices destrói com bombas e armas mortiferas.


Nem vou falar aqui no nome de todos os seus discípulos, com um Platão ou Sócrates, como um mestre verdadeiro – o Governador Angelim, que virou menino de novo durante a campanha eleitoral, nunca o vi tão comprometido com a minha eleição, agora, pega numa alça diferente, que é a da contribuição efeitiva, com o que sabe e gosta e motiva fazer, que é a preservação climática no planeta. E as suas leis serão benvindas e o seu serviço não será em vão. Bendito seja a todos aqueles de boa vontade, que querem o bem deste Estado e também possa fazer o mesmo, contribuir com a história, misturando as coisas, felicidade e bem estar com a preservação ambiental e o equilibrio climático no mundo.