Em pronunciamento ontem (quarta-feira 27), na tribuna, o senador Ivo Cassol (PP) anunciou que apresentou projeto de lei para devolver às Assembléias Legislativas estaduais a atribuição de criar municípios. A proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).  Embora Rondônia conte hoje com 52 municípios, Ivo Cassol disse que o estado também abriga diversos distritos, a exemplo de Extrema, Vista Alegre e Nova Califórnia, na Ponta do Abunã, e Tarilândia, na região de Jaru, cuja população desejaria ser emancipada "para deixar de viver das esmolas dos municípios mães, pois é melhor um município pobre do que um distrito miserável, da maneira que muitos distritos vivem em Rondônia e no Brasil”, afirmou.

Ivo Cassol disse esperar que o projeto atenda à demanda dos moradores de muitas localidades isoladas de Rondônia. A emancipação desses distritos, afirmou, fará com que a população local passe a contar com infra-estrutura em áreas hoje que deixam muito a desejar, como na saúde pública.

O parágrafo quarto do artigo 18 da Constituição estabelece que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios será feito por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos municípios envolvidos, após divulgação dos estudos de viabilidade municipal, apresentados e publicados na forma da lei.