Um leitor do FOLHA DO SUL ON LINE enviou por e-mail à redação duas fotos mostrando o protesto bem humorado de um morador da periferia contra a corrupção eleitoral. Utilizando um tanque de combustíveis aparentemente sem utilidade, o autor da manifestação pede a doação de gasolina aos candidatos que disputam as eleições deste ano na cidade.
Sem caracterizar aliados ou adversários, o manifestante pode, no entanto, ser punido pela brincadeira, caso a Justiça Eleitoral entenda que se trata de tentativa de troca do voto por combustíveis. É que esse tipo de transação é proibida e pode render punições severas, conforme explicou recentemente o promotor eleitoral João Paulo Lopes.
O mais provável, no entanto, é que o gesto sirva mesmo é para mostrar a indignação da sociedade contra a farta distribuição de gasolina pelos candidatos àqueles que os apóiam.