Nesta primeira semana do novo mandato Executivo de Rondônia não se sabe ao certo quem é que está no comando da máquina administrativa do Estado. A única certeza é que não é o governador reeleito Confúcio Moura (PMDB), que está em viagem de férias e nem se tem ao certo o dia exato em que retorna ao gabinete principal do Palácio Rio Madeira. Em tese, a administração está sendo tocada pelo vice-governador Daniel Pereira (PSB), no entanto, desde segunda-feira inexplicavelmente não está sendo possível manter contato com ele através dos meios disponíveis. Nem mesmo o secretário executivo regional do Estado no Cone Sul, Ronaldo Alevato, consegue falar com Pereira.

O próprio vice-governador confirmou no domingo passado, última vez que atendeu a telefonema da reportagem da FOLHA DO SUL ON LINE, que Confúcio Moura está fora do Estado. No entanto, Daniel informou que o Chefe do Executivo retorna na próxima segunda-feira, dia 12, mas a Secretaria Executiva Regional sulista tem outra data para a volta do governador, que seria dia 14. Cabe lembrar que ocupantes de cargos do Executivo podem se ausentar da função por até quinze dias sem que haja necessidade de nomear substituto legal, mas é de se estranhar o fato da incerteza sobre quem está no comando do Estado logo na largada da segunda gestão de Confúcio.

Também é estranho o fato do vice-governador não ter dado mais importância aos sulistas que o tem procurado, posto que na campanha eleitoral ele era bastante acessível. Mesmo não sendo obrigado a retornar telefonemas ou mensagens em redes sociais de jornalistas tentando confirmar se está ou não no controle da administração, no entanto é incompreensível o fato de Pereira não atender os telefonemas de Alevato. “Eu não tenho a menor ideia do que está acontecendo”, disse o secretário regional. Apesar da dificuldade de se comunicar com o vice-governador, a reportagem do FOLHA DO SUL ON LINE vai permanecer insistindo em estabelecer contato a fim de poder comunicar aos leitores quem é que está “mandando” em Rondônia afinal.