Pedras haviam sido adquiridas junto a frigoríficos e matadouros em cidades de Mato Grosso e Rondônia
 
Um homem aparentando cerca de 40 anos, morador de São Paulo, foi detido, na tarde desta segunda-feira, 20 no posto da PRF, em Vilhena, quando deixava o Estado de Rondônia transportando mais de 3 kg de pedra de fel (cálculo biliar bovino) sem comprovação de recolhimento fiscal.
 
De acordo com informações obtidas pelo FOLHA DO SUL ON LINE, o motorista viajava sozinho e o produto era transportado numa caixa térmica. O destino da mercadoria era a cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.
 
A PRF apurou que a maior parte das pedras havia sido adquirida junto a frigoríficos e matadouros em cidades de Mato Grosso e Rondônia. O comércio do produto não é proibido, desde que seja emitida nota fiscal.
 
Segundo um agente da PRF, na média, cada pedra vale, no mercado internacional, cerca de R$ 180. O total transportado, portanto, chegaria a mais de meio milhão de reais.
 
A pedra de fel bovina seria exportada para a China, país que tem tradição de usar o produto na fabricação de chás e medicamentos cuja eficácia não é cientificamente comprovada.