Buracos oferecem riscos de capotamento e graves acidentes
Diversos veículos, leves e pesados, que trafegam pela BR 174, têm sido vítimas de crateras abertas em diversos pontos da estrada, entre os km 48 e 51 que ligam as cidades de Comodoro (MT) a Vilhena (RO). Quase que diariamente, muitos motoristas são obrigados a recorrer a guinchos em ambas as cidades para socorrerem seus veículos, em grande parte danificados.
Os motoristas contam que a estrada está em boas condições. Isso piora a situação, já que nesses trechos onde há alguns buracos de grande porte, o condutor não se preocupa tanto, porque não imagina que existem obstáculoss capazes de causarem tantos estragos, como alguns relatos constantes.
O jornalista vilhenense, Paulo Mendes, vinha de Cuiabá na madrugada do último dia 11, acompanhado da esposa e da filha - que acabara de fazer um procedimento cirúrgico - quando deu de cara com uma imensa cratera. Ao tentar desviar, Mendes quase capotou o veículo, que teve os dois pneus do lado direito estourados com o impacto da batida no fundo do buraco. Eram 05 horas da manhã e os ocupantes do carro precisaram trafegar com alerta ligado por quase 2 km e um dos pneus com a roda no chão, depois de usarem o único estepe do veículo, até a portaria da fazenda Masutti.
Esperaram por duas horas a abertura da empresa para conseguirem socorro. De lá, ligaram para um dos filhos, que levou outro pneu. Mesmo assim, o veículo precisou andar a menos de 50km por hora, pois passou a apresentar graves problemas de alinhamento. "Pagamos um absurdo em IPVA e outros impostos e corremos o risco de morrer nessas estradas por puro desleixo do DNIT. é um absurdo", desabafa o motorista.
Apesar de não ter sofrido nenhuma lesão, a filha do jornalista, Paula Kaoana, passou a sentir dor no local onde teria realizado uma biópsia no dia anterior. A jovem recebeu recomendação médica para não realizar qualquer tipo de esforço físico.
Segundo funcionários do grupo Masutti que atenderam o jornalista, praticamente todos os dias acontecem acidentes desta natureza naquele trecho. Eles relataram que chegam a emprestar estepes para alguns motoristas, já que são muitos os casos em que dois pneus do mesmo lado são perdidos em função do forte impacto.
A Polícia Rodoviária Federal lançou no início do mês, o E DAT – Declaração de Acidente de Trânsito, disponível no site da instituição. O objetivo é dar agilidade ao motorista que se sentir lesado por acidentes nas BRs, do país. Na declaração, o condutor preenche um formulário onde constam os detalhes da ocorrência, que serve como documento para atestar a data e as condições do acidente frente a seguradoras e possíveis ações por danos na justiça.