A corrida pelas duas vagas de Rondônia no Senado (FOTO) este ano está fazendo com que os candidatos adotem estratégias maquiavélicas para prejudicar os oponentes. A mais explícita envolve os senadores Fátima Cleide (PT) e Valdir Raupp (PMDB), que tentam a reeleição. Embora não admitam publicamente, os dois parecem ter firmado uma “aliança branca” cujo principal objetivo seria atingir o ex-governador Ivo Cassol (PP), em tese o mais forte na disputa. Tanto a petista quanto o peemedebista evitaram lançar um segundo nome em suas respectivas chapas, o que para muitos significa que os dois pedirão votos um para o outro.
Cassol também montou sua estratégia para enfraquecer Raupp, aceitando em sua chapa o ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon (PHS). A ironia é que Melki era aliado de Raupp até recentemente e, também faz pouco tempo, apresentava-se como adversário de Cassol.
Agnaldo Muniz (PSC), que concorre aliado a Expedito Júnior (PSDB), estaria instruindo seus eleitores a anular o segundo voto para senador. Com isso, impede que algum adversário se beneficie de sua campanha.