A ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata a presidente da república, Dilma Rousseff, cancelou a participação em Lucas do Rio Verde, nesta segunda-feira (15), quando será apresentado o projeto da Ferrovia Integração Centro-Oeste, por questões ligadas a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em Vilhena, os ministros Reinhold Steffanes (Agricultura) e Alfredo Nascimento (Transportes), que também haviam sido anunciados como convidados, acabaram desistindo da viagem. No fim de semana, houve, na cidade, audiência pública promovida por técnicos do Governo Federais e autoridades sobre a ferrovia.
Em Lucas do Rio Verde, assim como em Vilhena, serão mostrados detalhes do projeto, com a possibilidade de discutir com os municípios envolvidos a inserção deles no traçado, bem como a participação de cada um no desenvolvimento regional com base nas perspectivas futuras.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é a primeira parte de um projeto gigantesco, a Ferrovia Transcontinental (EF-354). No Plano Nacional de Viação a EF-354 é planejada com 4.400 quilômetros de extensão. Só a Ferrovia de Integração Centro-Oeste terá investimentos de R$ 6,4 bilhões, numa construção de 1.602 quilômetros de ferrovia entre Uruaçu/GO e Vilhena/RO.
O prefeito de Vilhena, Zé Rover (PP), viajou para Lucas na tarde de ontem.