Moradores de cidades de RO e MT procuram DPF local
De acordo com o Setor de Imigração da Polícia Federal em Vilhena, todos os meses, cerca de 200 passaportes são emitidos na cidade. O documento, indispensável para quem viaja ao exterior, tem custo de R$ 257,00 na primeira emissão (dobra quando se trata de segunda via) e fica pronto em menos de 10 dias.
O problema, segundo a PF, é que praticamente metade dos que pedem o passaporte simplesmente não voltam para retirá-lo. Em muitos casos, o próprio agente que lida com o assunto, precisa ligar e insistir para que o autor do pedido apareça.
O documento, que tem validade de dez anos no caso de adultos (em se tratando de crianças, o prazo varia conforme a faixa etária) é pedido em Vilhena por várias cidades de Rondônia e algumas do Mato Grosso. Cerca de 80% dos que procuram a PF para providenciar o passaporte são de outros municípios.