Jornal FOLHA DO SUL traz reportagem completa sobre o assunto
Um detalhe descoberto pelo jornal FOLHA DO SUL, que traz reportagem completa sobre o assunto neste sábado, 02, pode sepultar a candidatura a prefeita da ex primeira-dama de Vilhena, Rosani Donadon (PMDB), que já está em campanha para concorrer ao cargo este ano. Lançada pelo marido, o ex-prefeito Melki Donadon (PTB), Rosani enfrenta uma condenação por abuso de poder econômico cometido no pleito de 2008, quando foi vice do esposo.
Segundo a apuração do semanário, Rosani perdeu, com a sentença proferida por órgão colegiado da justiça, o direito de disputar cargos por oito anos, contando do dia 05 de outubro de 2008. Acontece que a votação deste ano, em que a peemedebista pretende concorrer ao cargo majoritário, será no dia 02 de outubro. Portanto, na data da escolha ela ainda estará inapta legalmente para a disputa.
Em seus argumentos para alegar o direito da esposa de concorrer, Melki gosta de lembrar o caso do ex-senador Expedito Júnior (PMDB), igualmente condenado à perda dos direitos políticos por compra de votos na campanha de 2006. O tucano chegou a ser denunciado em 2014, mas como a condenação dele vencia dois dias antes do pleito, sua candidatura acabou liberada, tendo seu nome registrado.
Leia todos os detalhes do caso, com explicações dadas por um especialista na matéria, em texto publicado na FOLHA DO SUL, que circula no final de semana.