A presidente Dilma Roussef (PT) vai lançar, em Lucas do Rio Verde, cidade matogrossense que fica 354 km ao Norte de Cuiabá, na próxima terça-feira (11), a safra de grãos 2013/2014 no Estado vizinho – líder da produção no Brasil - e também divulgar o edital da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico).

Além disso, a presidente vai buscar fortalecer politicamente alianças visando à sua reeleição. A informação foi confirmada por uma fonte do Palácio do Planalto.

A data sofreu uma alteração. Inicialmente a visita estava prevista para o dia 7 deste mês. O evento na próxima semana está confirmado para às 9h30 (horário de MT).

Dilma virá acompanhada por ministros e será recebida por autoridades locais e membros dos partidos que compõem a base aliada ao Governo.

Os anfitriões na cidade serão o  prefeito Otaviano Piveta (PDT) e o governador Silval Barbosa (PMDB).

Ferrovia

A Fico é a primeira parte de um projeto gigantesco que atende pelo nome de Ferrovia Transcontinental (EF-354).

No Plano Nacional de Viação, a EF-354 é planejada com 4.400 quilômetros de extensão.

Ela segue da Norte-Sul, região de Uruaçu (GO) para o Sudeste, cortando o Sul do Distrito Federal e Minas Gerais, até o litoral fluminense.

Para o Oeste, o plano indica a passagem por Água Boa, Canarana e Lucas do Rio Verde, seguindo na direção de Vilhena e Porto Velho, e passando pelo Acre até a divisa fronteira com o Peru, na localidade de Boqueirão da Esperança.

Até o ano de sua conclusão, prevista para 2014, a previsão é de um investimento de R$ 4,1 bilhões.

Já para o trecho entre Lucas do Rio Verde e Vilhena, com 598 quilômetros, a ser construído na segunda etapa, deve ser investido o total de R$ 2,3 bilhões.

Alianças

Na última reunião com Dilma, em Brasília, no mês passado, o governador Silval Barbosa (PMDB) se comprometeu com a presidente Dilma em formar um arco de alianças forte para apoiar a candidatura da presidente à reeleição.

No encontro, também ficou definido que a inauguração da Arena Pantanal, o estádio de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, deve contar com a participação da presidente.

A “receita” para o sucesso da base governista seria formar um forte arco de alianças, que, na atualidade, conta com o apoio de sete partidos (PMDB, PR, PP, Pros, PT, PSD e PC do B).

O governador também foi chamado para coordenar a campanha em Mato Grosso.

Após ter sido eleita presidente, esta é a segunda visita da presidente Dilma a Mato Grosso.

Na primeira, a presidente participou da inauguração do Terminal Intermodal de Cargas de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), que faz parte da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte).