Dezenas de manifestantes que não queriam a eleição neste momento protestaram no plenário da Câmara



Os vereadores de oposição conseguiram na noite desta terça-feira, 07, na primeira sessão ordinária do ano de 2017, mais uma vitória sobre o Palácio dos Parecis ao eleger a mesa diretora da casa para o biênio 2019/2020.

Apenas uma chapa se inscreveu composta pelos vereadores Ronildo Macedo (PV) candidato a presidente; França Silva (PV) e Rafael Mazieiro (PSDB), 1º e 2º vices-presidentes; Célio Batista (PR) e Samir Ali (PSDB), 1º e 2ª secretários; foi eleita pela maioria simples dos presentes, apesar das abstenções dos vereadores Leninha do Povo (PTB), Rogério Golfeto (PTN), Suchi (PTN) e Vera da Farmácia PMDB), aliados da prefeita Rosani Donadon.

Eles justificaram suas posições afirmando não ser este o momento para uma nova eleição da Mesa. “Nosso presidente está fazendo um trabalho excelente, mas eu acho que ainda é cedo para termos uma nova eleição vamos esperar os trezes”, disse a vereadora Leninha do Povo se referindo as ausências dos vereadores presos.

O vereador Suchi seguiu a mesma linha e lembrou que a casa está com apenas dez vereadores, mas que é composta por treze. “Já temos uma mesa composta, não vejo a necessidade de compor esta nova mesa agora, temos hoje nossa saúde com problemas, nosso trânsito está vitimando pessoas, o problema da Avenida Major Amarante que cada dia fica mais difícil, acredito que podemos esperar os outros três vereadores para então pensarmos numa eleição”, pontuou.

Já a vereadora Vera da Farmácia, que também se absteve do voto, lembrou que é importante que se convoque os suplentes para que a câmara seja composta de fato. 

O anúncio da eleição da chapa única eleita para presidir a Casa de Leis no segundo biênio foi feito pelo presidente Adilson sob intensas vaias dos protestantes.

Mas, apesar do protesto dos manifestantes e das justificativas e abstenções dos vereadores da base do governo Donadon, o Regimento Interno da Câmara Municipal de Vilhena prevê no seu Art. 26 que: “A eleição da mesa diretora para o segundo biênio da legislatura realizar-se-á na primeira sessão legislativa. Devendo os eleitos tomarem posse no dia 1º de janeiro da terceira sessão legislativa”. 

Caso semelhante aconteceu na legislatura anterior quando o vereador reeleito Junior Donadon (um dos três presos pela PF sob suspeita de envolvimento em supostos atos de corrupção) foi escolhido presidente para o biênio 2015/2016 em fevereiro de 2013, quase dois anos antes.