Só problema de última hora pode eliminar contemplados

O FOLHA DO SUL ON LINE entrevistou, na manhã desta quarta-feira, 03, a coordenadora de projetos habitacionais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Vilhena, Janaína Pagangrizo, que falou sobre os procedimentos adotados para definir os contemplados por casas populares na cidade.
A servidora revelou que, para concorrer a uma das 436 casas do Conjunto Residencial União, a serem entregues nos próximos dias, cerca de 2 mil pessoas se inscreveram. Coube à Semas, antes de enviar a relação dos habilitados para a Caixa, fazer uma espécie de triagem, a fim de evitar irregularidades.
Entre os critérios adotados para eliminar candidatos, destacam-se os seguintes: mentira ou sonegação de informações; renda familiar acima de R$ 1.600 e tempo de residência no município, que deve ser de, no mínimo, três anos. Além disso, pessoas que já possuem imóveis em nome próprio ou do cônjuge, não podem disputar as moradias, que são subsidiadas pelo governo federal e, portanto, divididas em parcelas de baixo valor.
Janaína lembrou dois casos que provocaram eliminação de inscritos para o programa. O primeiro é de um casal que tentou concorrer usando dois cadastros. O outro se refere a um homem cujo filho, que mora com ele, já havia sido contemplado como deficiente.

CAIU QUASE PELA METADE

Com os procedimentos de eliminação adotados, a listagem enviada pela Semas à Caixa Econômica Federal, a quem cabe dar sequência às outras etapas da seleção, sobraram aproximadamente 1.200 nomes. O banco, que financia o empreendimento, cortou outros candidatos e, no mês passado, conforme publicou este site, o número ficou reduzido a 567 pessoas.
Neste caso, tudo o que passa pela inspeção da secretaria em Vilhena, acaba sendo detectado pela Caixa. Portanto, esta última relação publicada no Diário Oficial da União ainda não é definitiva, já que a checagem dos dados vai continuar a ser feita até o resultado final. Mas nela não pode ser incluído mais ninguém. “O que pode acontecer é inversão de posições: alguém perde a vaga, que é ocupada por outra pessoa melhor qualificada pelos critérios da Caixa”.

NOMES QUASE CONTEMPLADOS

Usando critérios técnicos e sem qualquer interferência da Semas, a Caixa acaba de divulgar a lista dos primeiros contemplados que, a não ser que surja algum problema de última hora, já podem se considerar donos da casa própria. Uma das irregularidades que podem reverter a situação é o cartório local, onde é feito o registro da residência, descobrir que o beneficiário já é dono de outro imóvel.

QUEM GANHOU

Ao fornecer a relação dos selecionados, fazendo a ressalva de que apenas um fato novo pode fazê-los perder a casa, Janaína disse que, em breve, novos contemplados terão seus nomes enviados pela caixa.

Eis os 27 ganhadores:

SANDRA RODRIGUES DA SILVA
DAIANE BORGES                                    
ROSA PALACHAY                                    
VANILZA DA SILVA PINTO MACHADO                   
ROSA APARECIDA ALVES SILVA                       
ROSA MARIA REGINO                                
KARINA GOMES DA SILVA JACOB                      
NEORACI GODINHO
GENECI OLIVEIRA                                  
ILZA RIBEIRO GREGORIO ALEXANDRE                  
CLECIANE SILVA FREITAS BARBOZA                   
CLEIDIENE GONCALVES DO PRADO DE AMORIM
CELITA MARIA VALENTE
KEILA APARECIDA RODRIGUES                    
JOICE CALIS                                      
MARIA DA PENHA AMORIM
 ILDA MARIA RIBEIRO         
GEZIEL VIEIRA
CLAUDECI DOS SANTOS TEIXEIRA                     
LUCILENE DOS SANTOS                              
LUCILENE AGUERO DOS REIS                         
JULIANE ALMEIDA DE MIRANDA                       
LUCILENE BRITO DE ALMEIDA                        
CRISTINA GOMES GONCALVES                         
IVONETE DA SILVA                                 
CLAUDINEIA BIAZOTO                               
ROBERTA BALTAZAR DE MELO