Isolamento social alterou ocorrências de certos fenômenos na cidade
 
A pandemia do novo Coronavírus foi algo inédito para esta geração de cerejeirenses. Ela alterou rotinas, mudou realidades, causou medo e mortes e provocou adaptações. A pandemia também causou diminuição de certas ocorrências.
 
O FOLHA DO SUL ONLINE fez um levantamento de cinco ocorrências corriqueiras que diminuíram ou quase desapareceram em Cerejeiras por conta da pandemia. A seguir:
 
  1. Trotes nos bombeiros. O Corpo de Bombeiros de Cerejeiras é vítima frequente de trotes. Segundo um oficial da corporação, guarnições dos Bombeiros já foram acionadas várias vezes para atender ocorrências que não existiam. “Muitas vezes conseguimos identificar o trote, mas em outras não”, diz o oficial. Na pandemia, os trotes diminuíram drasticamente, por uma razão simples: os alunos estão trancados em casa. “Sem alunos nas escolas, eles têm menos acesso a telefone para passar trotes e este tipo de ação diminuiu porque a maioria dos trotes era feito por estudantes”, diz o oficial.
 
  1. Acidentes de trânsito. Com menos veículos nas ruas por conta do isolamento social, os acidentes diminuíram. Tanto a Polícia Militar quanto o Corpo de Bombeiros afirmam que a frequência de sinistros no trânsito diminuiu na pandemia. No entanto, de vez em quando acontecem acidentes fatais. Neste ano já foram dois.
  
  1. Festas de casamentos. Com o isolamento social, as pessoas evitam fazer festas. E o casório foi uma das vítimas desta prudência por parte dos moradores. Os que decidiram se casar na pandemia optaram por uma “live”, só com a presença da família e dos padrinhos.
 
  1. Festinhas de aniversários infantis. As festinhas de crianças, com vários coleguinhas, diminuíram bastante na pandemia. As mães optaram por fazer festinhas individuais, por assim dizer. Uma empresa de eventos em Cerejeiras mudou o modelo de negócio e passou a oferecer decorações para festinhas individuais de aluguel, em que os pais locam o material e montam em casa.
  
  1. Furtos às residências. Com as pessoas ficando mais em casa, os índices de furtos domésticos despencaram. Segundo o então comandante da PM em Cerejeiras até no início deste ano, capitão (atual major) Ivan César Vian, o confinamento das pessoas em casa impediu furtos corriqueiros nas residências.