Durante o primeiro bimestre deste ano, os alunos das turmas de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal Angelo Mariano Donadon desenvolveram um trabalho sobre a história de Vilhena, coordenado pela professora Maria Aparecida Cardozo do Vale, com a supervisão de Vivian Repessold. “O objetivo deste trabalho foi envolver os alunos na busca e na construção do conhecimento em que foi enfatizada a história de Vil hena, através da linha do tempo, evidenciando o antes e o agora”, explica Vivian. Ainda segundo a supervisora, os alunos pesquisaram os dados do município na Prefeitura, em jornais, revistas e internet, além de entrevistarem algumas das pessoas mais antigas na cidade.
A Educação de Jovens e Adultos foi implantada em 2009 e, desde então, vem se expandindo a fim de oportunizar o privilégio do aprendizado educacional formal às pessoas que, por variados motivos, não tenham estudado na idade regular. “A implantação da EJA foi uma determinação do prefeito Rover e onde tenha aluno querendo estudar a Semed faz parcerias para oferecer a Educação”, ressalta Izabel Cristina Ripke, Coordenadora da EJA / Semed.
Recentemente a Semed iniciou uma turma de EJA na Associação Agrovila. Segundo o secretário de Educação, José Carlos Arrigo, a Associação oferece o espaço para que a Semed  possa ministrar as aulas. “Fazemos assim: quem tiver interesse em montar uma turma, pode nos procurar, porque a Educação não tem fronteiras”, afirma.
“Com a EJA os alunos provocam mudanças em suas vidas. Durante a realização deste trabalho na Escola Angelo Mariano, muitos alunos tiveram a oportunidade de usar pela primeira vez um computador. Ficaram maravilhados em poder navegar pela internet. Isso é gratificante”, finalizou Vivian Repessold.