A assessoria do prefeito Zé Rover (PP) confirmou ao FOLHA DO SUL ON LINE que são quatro as instituições de ensino superior interessadas em disputar o curso de Medicina autorizado pelo Ministério da Educação na cidade, a única cidade da região Norte a conquistar o direito de formar novos médicos no país. O anúncio contendo a decisão do MEC foi publicado no Diário Oficial da União em dezembro de 2013.
O município, no entanto, precisará fazer alguns investimentos para a implantação do curso. Entre outras medidas, a prefeitura precisará providenciar a melhoria dos leitos do hospital e a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde. De acordo com assessores de Rover, o efetivo funcionamento do curso depende de alguns fatores.
“As quatro faculdades que estão disputando o curso apresentarão seus projetos e, neles, dirão de quanto precisam para providenciar a estrutura que receberá os alunos”, explicou Luís Serafim, secretário de Comunicação.
As quatro instituições que podem vir a entrar na disputa, uma vez que já demonstraram interesse na empreitada, são a Unimar, de Marília (SP), a Unesc, de Cacoal, a Facimed, também de Cacoal e Fimca, de Porto Velho.
No quesito rapidez para instalar a faculdade de Medicina na cidade, saem na frente a Unesc, que já tem um campus em Vilhena, e a Fimca, que estaria negociando a aquisição de uma faculdade no município.
“Este ano a faculdade selecionada deve ser anunciada. Provavelmente, será possível a instalação do curso em 2015, qualquer que seja a escolhida”, prevê Serafim.
Autor:
Da redação
Fonte:
FS
Publicado em 31 de Janeiro de 2014, às 12:06