Secretária de Saúde diz que trabalha para inaugurar Centro Cirúrgico
 
Há mais de dois anos o Cirúrgico do Hospital Municipal Pedro Granjeiro Xavier, de Colorado do Oeste, não realiza uma única cirurgia sequer. O Centro Cirúrgico foi fechado para reforma e durante esse período os moradores de Colorado que precisaram passar por procedimento cirúrgico tiveram que ser transferidos para outros municípios como Vilhena e Cacoal.
 
Em agosto de 2020, uma emenda no valor de R$ 500 mil liberada pelo deputado estadual Ezequiel Neiva previa a conclusão das instalações. Mais de 2 anos depois, as portas do Centro Cirúrgico continuam fechadas.
 
O FOLHA DO SUL ONLINE conversou com uma fonte que atuou na Secretaria Municipal de Saúde de Colorado do Oeste, que afirmou que a reforma do Centro Cirúrgico está concluída, inclusive com os novos aparelhos instalados. A fonte afirmou que foi aventada a possibilidade de reabrir o Centro Cirúrgico em março. “Eu acredito que a não reabertura do Centro Cirúrgico é uma questão política”, disse a fonte.
 
A reportagem procurou a secretária municipal de Saúde de Colorado do Oeste, Rivania Cassia Campos Lima Ribeiro, para saber dela qual a situação, o porque de ainda não estar em funcionamento para  bem-estar da população coloradense, e se ela teria uma previsão da retomada das atividades do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Pedro Granjeiro Xavier.
 
Conforme a secretária, a obra ainda não concluída e por isso não foi reaberto. “Estamos na etapa de finalização, instalação dos instrumentais cirúrgicos como o autoclave, foco, mesa cirúrgica. O nosso foco principal, que é um dos nossos principais pontos do nosso plano de trabalho da gestão, são os partos”, disse a secretária, afirmando ainda: “Agora vamos entrar na fase de implementação do banco de sangue, algo obrigatório para o procedimento de parto. A gente quer dar a maior comodidade às nossas gestantes nesse momento que é tão especial”.
 
No entanto, Rivania Cassia não foi precisa ao falar sobre um prazo para a reabertura do Centro Cirúrgico. Ela alegou dificuldades na compra de insumos hospitalares devido à escassez provocada pela pandemia. “A indústria teve dificuldade por falta de matéria-prima por causa da pandemia. A gente precisa finalizar essas compras e contratar a equipe pra que a gente possa ativar o Centro Cirúrgico no primeiro semestre de 2023”, disse a Secretária.
 
Enquanto isso, as gestantes de Colorado do Oeste, e pacientes que necessitem de cirurgias, terão que e deslocar até outros municípios para se submeterem aos procedimentos.