Vídeo gravado por internauta mostra fio rompido e sinalizado com sacola
Quem olha com mais atenção as mudanças da cidade de Vilhena com certeza já percebeu que houve, nos últimos tempos, um aumento substancial de fios que planam pendurados nos postes originalmente instalados para a distribuição de energia elétrica. Com certeza também já notou diversas equipes de empresas de internet espalhadas pela cidade, fazendo a instalação dos cabos de fibra ótica para a transmissão de dados.
Também já notou que com frequência, esses cabos se rompem e ficam pendurados ou amontoados pelo chão, contribuindo para deixar a cidade mais feia e podendo causar algum acidente.
Ontem, quarta-feira 02, em um vídeo enviado à redação da FOLHA DO SUL ON LINE, feito na esquina das ruas 730 e Antônio Lopes Coelho, no bairro Bodanese, um motociclista alerta sobre um fio pendurado atravessando a via pública. No vídeo é possível ver que sacolas plásticas foram atadas ao fio para facilitar a visualização de quem trafegasse por aquele ponto, principalmente motociclistas (ASSISTA ABAIXO).
Hoje, na primeira sessão ordinária do mês de março, da Câmara Municipal de Vilhena, o vereador Zezinho da Diságua (PSD) propôs, e foi aprovado, um projeto que busca regulamentar essa área.
“O espaço aéreo de Vilhena hoje está muito feio. Em todo lugar que você passa tem fio quebrado, tem rolo de fio no chão, fios pendurados... a qualquer momento essa situação pode causar um acidente”, disse o vereador ao defender o projeto.
Zezinho disse ainda que as empresas fornecedoras de internet não fazem o recolhimento dos cabos e fios excedentes e o resultado, nas palavras do parlamentar, “é um emaranhado de fios, um verdadeiro ninho de guacho”.
O projeto 6.209/2021 prevê a obrigatoriedade por parte das empresas da retirada de fios, cabos e equipamentos excedentes fixados em postes de energia elétrica. O projeto, que agora vai para sanção do Palácio dos Parecis, prevê que a empresa notificada terá 30 dias para retirar fios, cabos ou equipamento excedente sob risco de multa de 160 UPFs (Unidade de Padrão Fiscal).
Vídeo
Autor:
Rogério Perucci
Fonte:
Folha do Sul
Publicado em 03 de Março de 2022, às 16:33