Em um momento de profunda emoção e respeito à vida, os profissionais do Hospital Regional de Vilhena realizaram, na noite de quarta-feira, dia 15, uma homenagem ao paciente Erick Ribeiro Cravel, de 31 anos, de origem quilombola, que se tornou doador de múltiplos órgãos.


Vítima de um AVC hemorrágico na cidade de Pimenteiras do Oeste, onde morava e trabalhava como guia turístico, Érick foi o sexto paciente do Hospital Regional neste ano a realizar esse gesto de bondade humana (ENTENDA AQUI).

Já na saída da UTI para o centro cirúrgico, a equipe organizou uma fila, formando um corredor de reverência para acompanhar em silêncio a passagem do paciente. No centro cirúrgico, ele foi recebido por familiares, amigos e outros profissionais, que também prestaram homenagens diante da grandeza do ato autorizado pela família.


Para a captação dos órgãos, duas equipes especializadas vieram de fora do Estado em dois aviões. Um deles, do Corpo de Bombeiros de Porto Velho, e o outro, um jato do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A assessoria de comunicação do Grupo Chavantes acompanhou todo o trajeto das equipes desde o aeroporto até a cirurgia de captação dos órgãos.


Foram captados córneas, fígado, pâncreas, baço e linfonodos. Todos os órgãos foram encaminhados com segurança para transplantes em pacientes de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rondônia.


A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional de Vilhena, Elizabeth Vieira de Camargo, a Nena, destacou a importância do momento.


"Só neste ano foram seis captações de órgãos no Hospital Regional. São grandes atos de generosidade de quem amou tanto a vida que quis perpetuá-la em outras vidas. Nós nos sentimos honrados de poder partilhar desse momento tão especial que, mesmo em meio à dor, é capaz de promover tanto amor ao próximo", afirmou.


Além das duas equipes que vieram de Porto Velho e Campo Grande, a CIHDOTT mobilizou uma multidão de profissionais que permaneceram até tarde da noite para cumprir a missão de garantir que todos os órgãos fossem captados e transportados com total segurança.


Fica o legado da família do pimenteirense Erick, que, em meio à dor da despedida, autorizou a doação e permitiu que o gesto de amor do paciente beneficie muitas pessoas em todo o país.


CLIQUE ABAIXO e assista o vídeo.