A mato-grossense Lorena Betts, natural de Comodoro, município localizado na região Oeste de Mato Grosso, na divisa com Rondônia, foi eleita deputada estadual nos Estados Unidos. A vitória ocorreu nas eleições realizadas nesta terça-feira, 3, e foi noticiada pela imprensa brasileira hoje (quarta-feira, 4).

Filiada ao Partido Democrata, Lorena disputou uma cadeira na Câmara dos Representantes de Massachusetts, pelo 16º Distrito de Middlesex, que abrange áreas das cidades de Lowell e Chelmsford. Ela enfrentou a candidata republicana Karla Miller.

Lorena vive nos Estados Unidos há aproximadamente 15 anos. Ela chegou ao país em 2011, por meio de um programa de intercâmbio para trabalhar como babá. Posteriormente, atuou como intérprete em tribunais de imigração e passou a participar de movimentos comunitários voltados à defesa dos imigrantes.

Antes da eleição geral, a brasileira já havia conquistado destaque ao vencer as prévias do Partido Democrata, com 2.858 votos, correspondentes a 70,1% dos votos válidos entre os candidatos.

A trajetória de Lorena Betts representa um importante destaque para Comodoro e para Mato Grosso, levando o nome da região Oeste mato-grossense à política norte-americana.

A eleição da brasileira reforça sua trajetória de participação comunitária e atuação política nos Estados Unidos.